| hmin
Agências de ajuda humanitária da ONU alertaram neste domingo, dia 6, para a possibilidade de que os 5 milhões de habitantes de Bagdá enfrentem uma crise no setor de saúde, com os hospitais lotados e a infraestrutura destruída devido às batalhas pelo controle da cidade.
De acordo com a porta-voz da Organização Mundial de Saúde (OMS), Fadela Chaib, espera-se uma grave deterioração da situação de saúde nos próximos dias devido aos bombardeios diários que causam danos à infraestrutura e grande aumento de vítimas civis. O Comitê Internacional da Cruz Vermelha já afirmou que os hospitais de Bagdá estão lutando para lidar com o grande número de feridos.
O representante da OMS disse que os médicos dos principais hospitais de Bagdá estavam exaustos e que o acesso a cuidados hospitalares e remédios estava ficando cada vez mais difícil, pois os estoques não podem ser repostos no momento. Há informações de falta de remédios como analgésicos, antibióticos, anestésicos e insulina, além de itens cirúrgicos.
O órgão de saúde da ONU contatou 10 grandes farmácias em Amã para que 54 remédios e suprimentos médicos fossem enviados com urgência a Bagdá. O porta-voz da Agência da ONU para a Coordenação Humanitária do Iraque, David Wimhurst, disse que os danos à infraestrutura de Bagdá dificultariam o tratamento dos feridos e a obtenção de ajuda.
A agência considera a situação na cidade quase crítica, com a possibilidade de afetar o sistema de abastecimento de água devido à falta de manutenção das usinas e geradores. A porta-voz do Unicef, Wivina Belmonte, disse que o órgão humanitário está particularmente preocupado com o impacto da guerra sobre as crianças de Bagdá, que representam quase a metade da população da capital.
A luta dentro e ao redor da segunda principal cidade do Iraque limitou o fornecimento de água, energia elétrica e suprimentos médicos, obrigando muitos civis a fugir. A falta de água limpa dificultou os esforços para tratar dos feridos.
Com informações da agência Brasil.
Grupo RBS
Dúvidas Frequentes |
Anuncie |
Trabalhe no Grupo RBS
©
2010
clicRBS.com.br ? Todos os direitos reservados.